fbpx

A simbologia por trás da nova identidade visual da seleção da Islândia | Futebol de Terno, por Fellipe Gonçalves

Tornaram-se oficiais os rumores dos últimos dias que apontavam uma mudança do escudo da seleção islandesa. A Federação da Islândia, a famigerada Knattspyrnusamband Islands ou, simplesmente, KSI, fez o anúncio com um vídeo épico, como uma boa e velha lenda nórdica. Confira o vídeo aqui:

Não, não é uma aventura de George R. R. Martin

A Islândia possui uma lenda que dizia que o país era protegido dos perigos externos por 4 forças: um ancião gigante, um dragão, uma águia e um touro, os landvaettir, onde cada um defenderia um ponto cardeal. Também presentes no brasão de armas da nação, esses elementos serviram como base para a criação do novo escudo. O design de cada elemento permite a aplicação individual de cada um deles ou o agrupamento, como estará presente na camisa da seleção nacional. O trabalho foi realizado pela agência Brandenburg.

A mão do minimalismo chega a tremer.
Essa vai ser a aplicação presente nos uniformes. Sensacional, né?

A Brandenburg também divulgou as novas fontes padrão da marca. A tipografia flerta com o moderno, mas mantém as linhas mais retangulares tradicionais.


Bem que essa poderia ser a fonte da numeração. Alô, Puma! (Fonte: Creative Review UK)

O uniforme, que antes era fornecido pela Errea, também foi alvo de mudanças. Agora produzido pela Puma, já foi divulgado pela fornecedora alemã. Além da presença do novo escudo, chamam atenção as aplicações texturizadas no tecido, além de finos traços vermelhos. Apesar da divulgação prévia, a Federação Islandesa afirmou que o uniforme será oficialmente lançado juntamente com a camisa reserva nos próximos meses.

Camisas da Islândia 2020-2021 PUMA
Tudo azul com essa nova belíssima camisa.

O rebranding já havia sido posto em cheque nesse post, confrontando a modernização e a descaracterização. Com a Seleção Islandesa, a modernização esteve alinhada com a identidade local e presenteou o mundo do futebol com esse belíssimo case de sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *