fbpx

DESIGN, TORCIDA E DINHEIRO NO BOLSO | POR VICTOR VIEIRA

Manto da Massa (2020) por Flávio Markiewkz / Divulgação: Atlético Mineiro

Não é de hoje que trazer a torcida para o dia a dia do clube, dar a ela a sensação de pertencimento é primordial para a sinergia entre clube e torcedor. Para ficar ainda melhor, monetizar essa relação seria o sonho de qualquer clube de futebol. Pois então, o Atlético Mineiro realizou esse sonho.

Em 2020, em meio ao caos que a pandemia da Covid-19 causou (e ainda causa) para os brasileiros, o Galo viu uma oportunidade de ouro para aproximar a relação de amor da torcida com clube e tornar isso uma nova fonte de renda para os cofres atleticanos. Foi criado então o concurso “Manto da Massa”, onde torcedores do time alvinegro enviaram propostas de desenhos de camisas para que, em votação popular, pudesse se tornar o manto oficial da torcida atleticano. Uma camisa feita pela torcida para a torcida.

Um sucesso absoluto. Em poucos dias, o Atlético Mineiro conseguiu vender mais de 100 mil unidades da camisa desenhada pelo designer (e torcedor fanático) Flávio Markiewkz. Além disso, o Atlético Mineiro conseguiu arrecadar com essa campanha incríveis R$19 milhões de reais (bruto).

100 mil camisas vendidas / Divulgação: Atlético Mineiro

Não parou por aí. A ação rendeu ao Galo o prêmio Máquina do Esporte 2020 na categoria de melhor Ação de Vendas. A cereja do bolo dessa incrível ação.

Como tudo que é bom pode melhorar, agora em 2021 o Atlético lançou a segunda edição do Manto da Massa, agora intitulado Manto da Massa 113, com muito mais organização, regras, logísticas bem definidas para entregar aos torcedores atleticanos uma melhor experiência em relação ao projeto do ano anterior.

Logo do concurso Manto da Massa 113 (2021) / Divulgação Atlético Mineiro

E como já era de se imaginar, a segunda edição do projeto já é um sucesso. Com mais de 500 projetos enviados para o clube, foram selecionadas 13 artes que agora, em votação popular, irão concorrer para ser o manto da torcida de 2021. Se você quiser ver as camisas que estão concorrendo e quiser deixar seu voto é só acessar o site do concurso: https://mantodamassa.com.br/.

Essa ação do Galo só mostra a importância que existe da sinergia entre clube-torcedor estar em alta. Trazendo o torcedor para dentro o clube, usando a criatividade e o design o Galo conseguiu fazer o que diversos clubes sonham em fazer: trazer a torcida para mais perto e dinheiro para os seus cofres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *