fbpx

O design na conquista de novos torcedores | por Victor Vieira

Um dos grandes desafios  para os clubes do futebol brasileiro é a conquista de novos torcedores. Esse assunto é uma imensa dor de cabeça para os times frente à concorrência com o futebol europeu (Real Madrid, Barcelona, Juventus, PSG, Liverpool, Manchester, entre outros.) já que esses times vão se tornando cada vez mais presentes nos meios de comunicação aqui no Brasil.

Já podemos assistir tanto transmissões do maior torneio do continente (UEFA Champions League) quanto dos seus principais campeonatos nacionais (Premier League, Bundesliga, La Liga, entre outros). Ao dar uma “zapeada” nos canais esportivos a chance de você passar por uma exibição de um desses campeonatos é muito grande.

Para além dessas questões há também a influência dos craques da bola (Ex: Cristiano Ronaldo, Lionel Messi, Neymar, Salah, dentre outros) que atraem muito os jovens, fazendo com que esses torcedores se distanciem cada vez mais do futebol daqui.

O design esportivo chega nesse cenário como um grande aliado na missão dos clubes brasileiros de gerar mais conexão com os torcedores. Um exemplo, muito bem executado, vem de Minas Gerais, liderado pelo o América Mineiro que, em parceira com o FUTBOX, lançou a sua história em quadrinho intitulada “A Turma do Coelhão” buscando atrair tanto torcedores mirins quanto adultos.

Créditos: América Mineiro/FUTBOX

Segundo o FUTBOX, essa história em quadrinho tem como função mostrar a paixão pelo time e representar o imaginário de fantasia das crianças. “A Turma do Coelhão” teve como referências para o processo criativo “A Turma da Mônica” (Mauricio de Sousa), “Calvin e Haroldo” (Bill Watterson) e “Uma Família da Pesada” (Seth McFarlane).

Créditos: CR Flamengo/Grajaú Filmes

O Rio de Janeiro também entra nessa mesma estratégia tendo o Flamengo como ponto principal. Recentemente o clube lançou, juntamente com a Grajaú Filmes, vídeos de história e músicas infantis intitulada “Flamiguinhos”. O audiovisual, em apenas 16 dias de lançamento, atingiu a incrível marca de mais de 1 milhão de views no Youtube. Com esse sucesso o Flamengo percebeu que usar os seus craques, principalmente os craques midiáticos, como o atacante Gabigol (Gabriel Barbosa) e o meia Everton Ribeiro nessas animações é uma excelente oportunidade de conquistar novos torcedores para o seu clube em tempos de grande concorrência. 

Nesse contexto o design esportivo se apresenta como fator determinante para o sucesso das estratégias em captar atenção e conquistar e paixão dos seus torcedores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *