fbpx

AFINAL, O QUE É DESIGN ESPORTIVO? | POR VICTOR VIEIRA

Foto: Fortaleza EC/Twitter

O Design Esportivo é um nicho de mercado, dentro do marketing esportivo, que tem ganhado cada vez mais destaque. Seu principal objetivo é trabalhar a comunicação visual dos clubes, entidades, federações e/ou associações esportivas de forma a estabelecer uma interação mais profunda com seu público nas redes sociais, eventos e “em campo”.

Vivemos hoje uma era na qual a imagem causa muito impacto. E no mundo do esporte não é diferente. Em tempos de redes sociais, o design esportivo se torna cada vez mais importante, uma vez que é um dos principais responsáveis pela conexão entre torcedor e clube. As redes sociais, como Instagram e Facebook, por exemplo, são plataformas que traduzem um discurso em uma imagem. Estar atento às cores, suas sensações, os elementos que compõe aquela arte, as imagens que serão inseridas, qual a fonte será utilizada é o que conduzirá a percepção do usuário da plataforma.

É importante ressaltar que o design esportivo não constrói essa conexão e interação sozinho. Como tudo no mundo do esporte o que faz a diferença é o trabalho coletivo, uma equipe focada em resultados comuns, e o marketing se mostram como o fio condutor e parceiro necessário na construção de cada estratégia que o design executa.

Os frutos desse trabalho conjunto vão da promoção de uma identificação por parte do torcedor, gerando maior afinidade e reconhecimento, até um retorno financeiro aos clubes através da conversão em venda de produtos e serviços.

Os principais pontos pelos quais o profissional de design esportivo deve se atentar para exercer um trabalho com excelência são: estudar sobre a história do clube, suas glórias, conquistas, títulos, recordes, costumes, posicionamento social e, um dos pontos principais, as características de seus torcedores.

Podemos dizer que o design esportivo é o lugar onde toda a estratégia construída pelo marketing tomará forma e será apresentada ao público. É a ponta de um iceberg que tem como base muito estudo, desenvolvimento estratégico, pesquisa, integração e trabalho em equipe.

Mineiro de Belo Horizonte, graduado em Publicidade e Propaganda com Pós-Graduação em andamento de Gestão Esportiva pela PUC Minas. Colunista do Brand Bola sobre design esportivo. @vctrmvieira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *