e-Sports – Torneio de PES 2020 é o entretenimento da quarentena | Por Fabio Freitas

A ideia de defender uma grande equipe, disputar partidas oficiais, ver os fãs vestindo camisas com o seu nome e disputar partidas em estádios lotados, passa a ser uma nova realidade para muitos jovens que sequer apresentavam qualquer habilidade com a bola nos pés. Pode ser um tanto estranho abordar o tema dessa forma, no entanto, os “esportes tradicionais”, como o futebol, estão tornando esse sonho cada vez mais próximo da realidade, a partir do universo dos games.

O esporte eletrônico veio para ficar, principalmente para atender a uma nova demanda de consumidores que estão cada vez mais conectados. O seu crescimento é contínuo e já existem canais esportivos no Brasil com transmissão de campeonatos em sua grade de programação, como ESPN e SportTV.

Popularidade dos Torneios de eSports

Os e-games são uma verdadeira febre mundial, tanto, que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) passou a organizar o Campeonato Brasileiro de Pro Evolution Soccer (PES) – cada clube é representado por um fã.

Neste cenário, é importante destacar os chamados fantasy games, no Brasil, o mais conhecido é o Cartola FC, do site globoesporte.com. Trata-se um jogo fictício no qual as pessoas montam seus times com jogadores de futebol da vida real. Lançado em 2005, a solução é mantida pelo website Globo.com e promovida pelo canal de TV por assinatura SporTV.  

A disputa do Cartola FC é realizada utilizando todos os jogadores inscritos oficialmente na Série A do Campeonato Brasileiro e suas escalações em súmula, como acontece nos moldes dos fantasy games da NFL e da NBA americana.

Este mercado está tão em ebulição que até plano de sócio torcedor existe nos e-Sports, algo que demorou muito tempo para ser explorado nos clubes de futebol, mas que já nasceu com a modalidade dos games.

Neste período de pandemia, com os principais campeonatos paralisados, a disputa está ocorrendo nos gramados virtuais, no entanto, com a presença dos próprios jogadores que defendem os principais clubes brasileiros. Os jogos acontecem às quintas e sextas, às 17h30, e aos sábados, às 16h30. SporTV e GloboEsporte.com transmitem todos os confrontos.

Para comandar as transmissões foram escalados o narrador Everaldo Marques e o comentarista Murilo “Muuh Pro”, o maior youtuber de futebol eletrônico do Brasil, com mais de 2,7 milhões de seguidores.

O torneio é disputado em confrontos eliminatórios de 15 minutos, onde os craques dos gramados defendem as cores dos seus próprios times.

Principais Imagens do Torneio

O Projeto, batizado de Futebol de Casa, tem como principal objetivo reaproximar ídolos e torcedores, mesmo com todas as restrições do COVID-19. O grande campeão será o jogador que vencer o desafio do “Controle de Ouro” ao fim da terceira semana.

Carioca, manezinho de coração, apaixonado por tecnologia e esportes. É graduado em Tecnologia da Informação, possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV e formando da primeira turma do Programa FGV|FIFA|CIES. É co-autor do livro “Estratégia para Maximização de Receitas no Ambiente Digital em Clubes de Futebol”. Livro: https://bit.ly/2LPjV1F

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *