fbpx

É IMPORTANTE TER UMA LOJA VIRTUAL PARA O SEU CLUBE? | por Raphael Dylan

É.

Uma pergunta com uma resposta simples. Facilidade, comodidade e segurança. Esses são os principais motivos que 82% dos consumidores brasileiros com acesso à internet preferem comprar online. E no futebol, o website oficial do clube é o meio mais confiável para adquirir um produto.

Há um mês atrás, publiquei um artigo aqui no Brand Bola sobre a importância de ter um website oficial para clube de futebol. Hoje, eu foco mais especificamente na plataforma de eCommerce e suas vantagens para obter lucro na venda de produto licenciados.

Existem clubes que trabalham apenas com loja virtual, pelo custo operacional ser menor que a loja física. Porém, é necessário que essa plataforma seja profissional, para não gerar problemas e despesas extras ao clube. Outro ponto importante é ter um canal separado para atender a essa demanda, potencializando o atendimento e trazendo mais consumidores.

O primeiro passo a ser dado para a montagem da loja virtual não é a criação da plataforma, mas sim, a dos produtos. O futebol mexe com a paixão do torcedor, e você tem isso ao seu favor. Alguns dos produtos que têm maior procura são as camisas oficiais, camisas exclusivas, produtos alternativos e acessórios. É importante também montar uma estimativa de vendas em relação ao público-alvo, buscando estatísticas no engajamento das redes sociais do clube. Assim você tem maior sucesso na linha dos produtos, pedidos e valores a serem seguidos.

Já falando sobre a plataforma, são quatro importantes recursos que é preciso oferecer ao torcedor. O primeiro deles é a segurança. É essencial contar com um sistema de pagamento como o PagSeguro. O serviço trás maior confiança na hora de inserir dados bancários, além de aceitar inúmeras formas de pagamento, desde cartões de crédito de várias bandeiras até boletos bancários.

Outro recurso importante é a avaliação dos produtos. Deixe um espaço para comentários em cada produto, ou pelo menos uma interação com as redes sociais, para que esse torcedor possa dar seu depoimento em relação ao produto adquirido. O visual também faz diferença – boas fotos, de preferência utilizando o recurso zoom, não devem ficar de fora da página. E por fim, faça o possível para fotografar o produto real!

Sistema de indicadores e métricas, como Google Analytics, é muito importante para enxergar erros e encontrar soluções. Por isso é fundamental a separação do canal de atendimento à loja virtual. Essa função ajuda na criação de campanhas para atrair o torcedor e saber qual a verdadeira necessidade e desejo deles.

Por fim, um recurso que não pode faltar: ter integração com diferentes estratégias de marketing. Essas estratégias são certeiras para acender ainda mais a paixão do torcedor e efetuar uma comprar. Disponibilizar vale-desconto, enviar boletins sobre as promoções nas datas especiais (principalmente nos aniversários) para sua lista de torcedores e ativar campanhas interativas de seguidores nas redes sociais, são algumas ações de marketing que o clube pode realizar.

Devido à quarentena causada pela pandemia do Coronavírus, resolvi escrever sobre esse assunto. Várias empresas estão adotando ou já adotavam a venda online, por ser uma saída durante essa crise. Mas o impacto que uma loja virtual pode ter na geração de receitas para o clube, não é apenas para esse momento. Com um planejamento bem elaborado e profissionalização no departamento de marketing, as vendas de produtos podem alavancar e ter sucesso durante o ano todo.

Foto: Reprodução – Wix/Flamengo

Formado em Publicidade e Propaganda, e pós-graduado em Marketing Esportivo. Atuo no mercado esportivo na agência XMedia Brasil. Escrevo para o Brand Bola sobre o tema “Marketing Custo x Benefício”. Instagram: @dylanmkt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *