fbpx

Clubes vs. Coronavírus | Por Felipe Blanco

A pandemia do novo Coronavírus paralisou praticamente todos os campeonatos de futebol pelo mundo. Aliás, não só de futebol, envolveu todos os esportes e eventos em geral. Seres humanos de todo o planeta estão sendo orientados e até coagidos a permanecer em suas casas para tentar conter a contaminação.

Confira cronograma de eventos esportivos cancelados:

Portal: Máquina do esporte

Sem a pretensão de se aprofundar no mérito do porquê, como e onde surgiu o COVID-19, pode-se afirmar que seus efeitos são colossais e ficarão marcados na história da humanidade. Com a maior parte da população em casa e o futebol suspenso, os clubes recorrem a internet, para informar, interagir e realizar apelos aos seus apoiadores. Muitos brasileiros ainda duvidam da seriedade e potencial da pandemia, mas não opinarei sobre o fato, minha proposta nesta coluna é mostrar quais as melhores e mais criativas práticas estão sendo aplicadas neste período de crise e confinamento mundial. Veja alguns dos posicionamentos adotados pelos clubes:

Informação Alguns clubes agarraram a causa e estão divulgando informações para conscientizar seus fãs, na tentativa de reduzir a pandemia.

Vídeo do Corinthians-SP  – Clique para assistir

 

Publicações do Flamengo-RJ:

Vídeo do atleta Filipe Luis pedindo que sigam as recomendações da Organização Mundial da Saúde:

O goleirão Vitor, do Atlético-MG alerta a torcida do Galo.

Publicação do Grêmio-RS:

 

Comicidade – Sorrisos podem ser bem úteis em momentos de tensão. Diversas equipes saíram da linha séria e foram para o lado divertido para se comunicar com seus torcedores.

Vídeo do Santos-SP sobre o Coronavírus – Informação e risos na certa! Clique e assista.

Vídeo do Fortaleza-CE com o seu mascote “em casa” . Clique para assistir.

Interatividade – Sabemos que estar em casa, mesmo em tempos de internet vinte e quatro horas por dia, sete dias da semana, pode nos entediar. Principalmente para os fãs de futebol, que estão carentes de jogos das suas equipes, uma vez que a paralisação ocorreu no momento em que os campeonatos estavam a todo vapor. Para suprir essa ausência, muitos clubes estão propondo interações bem criativas.

O Sport-PE preparou um passatempo com caça-palavras para o seu torcedor se divertir!

 

Para ajudar na atividade das crianças, o Sport-PE também criou desenhos para colorir!

 

Outra ação muito legal do Fortaleza-CE foi disponibilizar o mascote em PNG, para o torcedor fazer montagens!

Muitos clubes, como a Juventus-ITA e o Real Madrid-ESP, estão mostrando o cotidiano dos atletas em casa, propondo desafios e rotina de treinamentos:

Apelo e agradecimentos – Os clubes europeus, principalmente da Itália, onde o COVID-19 está no seu ápice, se engajaram na luta contra o vírus e utilizaram seus atletas para tentar angariar fundos para hospitais. Muitos clubes também utilizaram as redes para agradecer o trabalho dos profissionais da saúde que trabalham colocando a vida em risco para combater a pandemia.

O Atlético de Madrid-ESP parabenizou todos os que trabalham para conter o COVID-19.

Vídeo da Juventus-ITA, com o atleta argentino Higuain pedindo contribuições.

Vídeo com os atletas do Real Madrid-ESP pedindo que todos fiquem em casa.


Messi, atleta do Barcelona-ESP, em casa com seus filhos.

 

Este é um momento importantíssimo, no qual a internet é a grande ferramenta para união e conscientização da população mundial. É preciso nos informarmos e seguirmos todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde para que o vírus não se espalhe ainda mais. Os clubes estão fazendo sua parte e dando recados de diversas maneiras, se mantendo perto dos seus apoiadores e alertando sobre os perigos eminentes. É isso que esperamos de instituições com tanto poder e abrangência.

(Foto de capa: Everton Silveira/Agência F8/Folhapress)

Formado em Administração pública pela Unesp e pós graduado em Gestão e marketing esportivo pela Trevisan. Sou gerente de marketing e comunicação na Ferroviária Futebol S/A. Escrevo para o Brand Bola sobre marketing social, de relacionamento e conteúdo.
Instagram: @felipeablanco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *