Maio amarelo – Como a UBER chacoalhou a mídia | Por Cristiano Morão
Fala Brand Boleiros, tudo tranquilo?
Iniciando mais uma semana e vocês sabem que temos encontro marcado por aqui todas as segundas-feiras para falarmos de LIVE MARKETING no futebol. Se você não conferiu a coluna da semana passada onde falamos um pouco do case da Emirates e Benfica é só clicar aqui no link abaixo e entender o fenômeno e a repercussão mundial que essa ativação causou.
QUANDO A ATIVAÇÃO ACERTA NA VEIA. O CASE EMIRATES X BENFICA
Para hoje separamos mais uma ativação que foi sucesso de público, de crítica, de estratégia e que atingiu todos os objetivos propostos: o case da UBER com o Athético-PR, aqui em terras brasileiras mesmo.
A UBER, que se considera “uma empresa de tecnologia que cria oportunidades ao colocar o mundo em movimento” está presente em mais de 900 cidades no mundo e conta com aproximadamente 111 Milhões de usuários, somente no Brasil 22 Milhões de pessoas usam os serviços em mais de 100 cidades. A empresa desenvolveu uma parceria inicial com o Athlético-PR em agosto de 2017 tornando-se o app oficial de mobilidade do clube, que conta com 17 mil motoristas na cidade de Curitiba.
Com o estreitamento das relações entre clube e empresa, em abril de 2018 um novo contrato de patrocínio foi assinado e previa a exposição do logo na camisa de jogo (dentro do número), em placas no centro de treinamento, na sala de imprensa e no estádio, além de conteúdos específicos no site oficial do clube. A estreia desta nova parceria se deu no dia 22 de abril num jogo contra a equipe do Grêmio.
Como logo após esse acordo iniciaria o mês de maio, onde aqui no Brasil temos uma forte campanha intitulada “Maio Amarelo”, que desde 2013 mobiliza a sociedade para se conscientizar sobre a necessidade de se tomar ações em prol da segurança no trânsito, a UBER teve uma sacada de criar uma ação de LIVE MARKETING para atrair os olhares para a campanha utilizando como tema os perigos de se utilizar o celular enquanto dirige e como plataforma seu mais novo patrocinado que está envolvido com uma das maiores paixão do brasileiro que é o futebol.
Para amplificar ainda mais esse alcance, a ação foi levada para dentro do campo de jogo com a partida prestes a começar.
Entenda como a ação foi construída:
A campanha que envolveu, além do clube e da empresa, a agência Tech & Soul de São Paulo, que combinou com o goleiro Santos do Athlético-PR (sem que nenhum de seus companheiros de time soubessem, apenas o treinador Fernando Diniz) que instantes antes da partida com o Atlético-MG em 13/05/18 se iniciar, ele pegaria um celular que estava em sua toalha ao lado do gol e simularia que estava utilizando o aparelho.
Assim como o goleiro é o principal responsável pela segurança da equipe, o motorista também é o principal responsável pela segurança no trânsito e não devem utilizar o celular enquanto exercem essas atividades.
A ação foi imediatamente percebida por torcedores e câmeras de televisão que transmitiam a partida ao vivo e a repercussão foi instantânea e impressionante, acompanhe nos números:
• 2:29 hrs minutos no ar com discussões em programas de debates esportivos no dia da ação
• Aparição personalizada nos gols do fantástico com o “cavalinho do Athlético” também mexendo num celular
• Manchetes e reportagens nos principais canais esportivos ao redor do mundo
No dia seguinte, o jogador em questão deu uma coletiva onde revelou que se tratava da ação junto a UBER e foi lançada a hashtag: #LargaOCelular, o que gerou uma nova onda de mídia espontânea agora diretamente vinculada a empresa:
• 6,5 Mi de resultados em busca no Google
• R$ 11,8 Mi de mídia espontânea em diversos meios de comunicação
• 45,2 Mi de impressões
Ao final da ação e mesmo com toda a situação esclarecida, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) aplicou uma multa de R$ 50 mil ao clube e um jogo de suspensão ao goleiro. Por outro a campanha levou um leão de prata em Cannes na categoria Brand Experience & Activation e diversas outras premiações.
Eu sou o Cristiano, apaixonado pelo live marketing e se você quer ver alguma ação de seu clube ou sua marca aqui nesta coluna me escreva no e-mail: crismorao@hotmail.com