fbpx

O DESIGN ESPORTIVO NA CRIAÇÃO DE UNIFORMES | POR VICTOR VIEIRA

Quem pensa que os uniformes dos times de futebol são apenas camisas com desenho, cores, linhas e layouts já pré-definidos está muito enganado(a). Podemos dizer que todo o seu processo de criação, aliado ao design esportivo é essencial para oferecer ao cliente (no caso, o torcedor) um produto recheado de elementos com histórias e significados que o faça sentir orgulho de vestir a camisa do seu clube do coração.

 Além disso, podemos perceber a grande adesão da maioria dos clubes com relação à criação do terceiro uniforme (é possível encontrar até quarto uniforme, como acontece com o Corinthians em 2020), que, em boa parte das vezes, o seu desenvolvimento é pensado estrategicamente para fins comerciais e não para diferenciar de possíveis uniformes de adversários em campo.

Voltando ao processo de criação aliado ao design esportivo dos uniformes, podemos tirar como exemplo o uniforme principal da equipe do CR Flamengo em 2020 desenvolvido pela Adidas. Na criação do uniforme foi aplicado em suas listras vermelhas nada mais nada menos que o hino do clube dando a ideia de fazer seu torcedor carregar e vestir, literalmente, o orgulho de ser flamenguista e também por carregar a história do clube em seu corpo.

Foto: Flamengo/Adidas

Outro exemplo de uniformes recheados de significados vêm do México com as equipes patrocinadas pela marca esportiva Charly em 2020. Usando como tema uma das datas mais festejadas e famosas do México, o “Dia de los Muertos”, foram desenvolvidas belas camisas em edição especial com essa temática para equipes como Atlas, Pachuca, Querétaro, Tijuana e Santos Laguna, mostrando que não é necessário ficar restrito apenas às características exclusivas do clube para ter boas ideias na construção do uniforme.

Foto: Tijuana/Charly

Por fim, um último exemplo vem da camisa da Seleção Brasileira de futebol lançada em 2020 pela Nike. Usando como tema os 50 anos da conquista do mundial de 1970, foi desenvolvido um uniforme com detalhes e design que lembram a camisa canarinho usada pela seleção na conquista do tricampeonato mundial.  Essa ideia foi uma excelente proposta para trazer o orgulho de uma conquista tão emblemática para o povo brasileiro. Além disso, foi usado como “garoto propaganda” o Zagallo, um dos ícones e técnico daquela seleção.

Foto: CBF/Nike

Com esses exemplos, podemos perceber a importância que existe no processo de criação aliado ao design esportivo para a elaboração do uniforme de equipes e seleções na busca pela maior identificação do seu público com o produto, além de tornar esse material ainda mais lucrativo para os cofres do clube.

Mineiro de Belo Horizonte, graduado em Publicidade e Propaganda com Pós-Graduação em andamento de Gestão Esportiva pela PUC Minas. Colunista do Brand Bola sobre design esportivo. @vctrmvieira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *