fbpx

Como os clubes brasileiros estão se posicionando em relação ao COVID-19? | Por André Romero

O mundo inteiro está passando por um momento novo. Diversos setores da economia se encontram parados, fazendo com que muitos trabalhadores tenham as suas atividades suspensas. Porém, a comunicação de uma empresa não pode parar, especialmente quando se trata de um clube de futebol.

As equipes de comunicação dos clubes estão passando por um desafio jamais visto antes pela nossa geração. Apesar de muitas delas já possuírem estratégias definidas para lidar com situações de crise, dificilmente houve um preparo que responda: Como posicionar a comunicação do clube em um cenário de pandemia?

Muitos estão fazendo sua parte no combate  ao coronavírus; juntos, estão levantando uma só bandeira: a da solidariedade. Equipes rivais se uniram nessa luta, e diversas ações e estratégias estão sendo postas em prática para conscientizar as torcidas, ao mesmo tempo em que é oferecido um conteúdo de qualidade e relevância. Afinal, o fato de estarmos fisicamente distantes dos nossos times de coração não quer dizer que temos que estar afastados.

Na quarentena, a relação entre o torcedor e o seu clube está ocorrendo basicamente pelas redes sociais, principalmente Instagram, Facebook e Twitter. Algumas mudanças na comunicação, especialmente no conteúdo, são nitidamente notadas, e a criatividade está fazendo com que apareçam cada vez mais maneiras de se conectar com o torcedor.

Uma mudança visível na maioria dos clubes brasileiros foi na maneira como eles estão se identificando nas redes. Abaixo do nome oficial do perfil, é possível observar o nome do clube seguido de um (de 🏠). Com o objetivo de mostrar que a saúde de seus funcionários e atletas está sendo preservada, e inspirar o público a não sair de suas residências, esse pequeno gesto, quando feito por todos, se transforma numa poderosa mensagem.

Apesar de não ser um clube de grande porte, o Coimbra Sports deu uma aula em uma de suas ações. Em um de seus posts no Instagram, a equipe mineira mostra diversos de seus atletas ligando para seus torcedores. Uma simples conversa de 1 minuto via celular pode fazer o dia do torcedor, ou até marcá-lo para a vida toda, e também pode inspirá-lo a ser forte no período de confinamento.

Botando a rivalidade de lado, os 4 principais clubes cariocas se uniram para combater um adversário em comum, o coronavírus, com o lema “Contra a Covid-19 é TORCIDA ÚNICA”. Através do site www.futebolxcovid19.com.br, basta escolher seu time de coração, realizar seu cadastro e escolher o valor desejado para doação. Os valores arrecadados serão destinados à Fiocruz, onde serão usados para produção de kits diagnóstico, assistência a pacientes, medicamentos e capacitação de profissionais.

Em relação a produção de conteúdo, um clube que pode ser visto como exemplo é o Flamengo. Praticamente todas as suas publicações se flexibilizaram para um formato caseiro. Diversos vídeos de atletas do clube foram postados nas redes, onde o foco é o incentivo à permanência em casa. Papos virtuais com os jogadores, funcionários e até com o próprio presidente também são divulgados. Shows voltados para a massa rubro-negra também estão presentes, onde artistas como WC no Beat e Xande de Pilares (acompanhado pelo lateral Rafinha) já fizeram suas participações. A interatividade com o público também é buscada, e a página incentiva a nação em alguns posts a enviar suas fotos e de seus animais de estimação vestindo o manto da equipe.

Os clubes já perceberam que o inimigo em comum sobrepõe qualquer rivalidade, e os atos de solidariedade, que estão se tornando cada vez mais presentes, mostram que o futebol é muito mais do que só um esporte.

Cursando Publicidade e Propaganda na PUC-RIO. Apaixonado por futebol desde cedo, escrevo para o Brand Bola sobre sócio-torcedor e relação torcida-clube. Instagram: @andreromero98

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *