fbpx

O Futebol pode ser bem humorado? | Por Felipe Blanco

Visando uma aproximação maior com seus seguidores, os clubes e as marcas têm mudado a maneira de se comunicar nas redes voltadas ao mercado esportivo. A relação entre clubes, ídolos e fãs geralmente é baseada em amor, paixão, admiração e lealdade, certo?

Entretanto as piadas, memes e brincadeiras são buscas cada vez mais frequentes das pessoas em rede. É possível afirmar que a comunicação do mercado que envolve o futebol está mais irreverente, seguindo essa tendência do comportamento dos internautas.
Conteúdos mais divertidos e descontraídos estão sendo produzidos no mundo do futebol, como por exemplo estes dois perfis de clubes brasileiros que são campeões do humor e irreverência no Twitter: @ParanaClube e @AmericaMG. (Vale a pena conferir!)

Recentemente, no dia 29 de julho, o América Futebol Clube enfrentou o Santos FC na Vila Belmiro, e venceu o peixe pela primeira vez em sua história no estádio do alvinegro. Uma vitória sofrida, por 1 a 0. Após a partida, a equipe celebrou em sua conta do Twitter, mas o que chamou atenção foi a publicação bem humorada sobre o massacre santista em número de finalizações. O clube mineiro zombou de si mesmo ao mostrar o quanto padeceu para vencer aquela partida.

Soube, na postagem, representar o sentimento de seu torcedor, que sofreu e, ao final, ficou aliviado. Há quem diga que muitos poderiam ficar bravos por sua equipe não ter atuado melhor. A irreverência do América MG desafia este torcedor e cativa os de outros clubes, graças ao seu bom humor. A publicação viralizou em páginas de comédia e obteve milhares de visualizações e compartilhamentos.

 

O perfil do Instagram do meia Kevin-Prince Boateng, jogador que passou pelo Tottenham, pelo Milan, pela seleção de Gana quando disputou a Copa de 2010, foi bem humorado e provocativo nessa janela de transferência europeia. Por ocasião de sua contratação pela equipe do Sassuolo – ITA, foi publicada uma foto com o nome do jogador e sua silhueta em preto e branco, imitando a arte de apresentação do atual melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo, na sua chegada à Juventus-ITA. “CR7 não é o único com essa edição”, escreveu o jogador. Uma brincadeira de jogadores com muita bagagem.

O @RealBetis da Espanha elevou a gozação a outro patamar ao criar um vídeo de apresentação do atleta brasileiro, Sidnei Silva, pedindo para que sua chegada não gerasse nenhum clipe engraçado, claramente zombando da onda de apresentações cômicas que têm ocorrido para anunciar  as contratações dos jogadores. No vídeo, em uma tentativa de evitar qualquer tom jocoso, Willian Carvalho, futuro companheiro de clube de Silva, amarrou o departamento de comunicação com máscaras de memes. Ou seja, piada sobre a piada.

Existem outros exemplos recentes, como a popular dancinha do Gabriel Jesus do Manchester city

Ou a surpreendente criatividade do Bristol City-ING, quando criou comemorações bizarras para os seus gols através de gifs com seus jogadores em situações inusitadas

Times de futebol, empresas e atletas estão investindo no bom humor e na irreverência, pois dessa maneira criam laços para além da paixão – que é intensa, verdadeira, mas muito desequilibrada – com seus apoiadores. É como estar em uma roda de amigos se divertindo. Com o passar do tempo, todos se lembrarão das referências felizes daquele momento e daquela relação, mesmo que as coisas não andassem tão bem em campo. A glória e a vitória são raramente conquistadas e, ainda assim, são passageiras. A tarefa diária dos clubes é cativar seus torcedores para apoiá-los devido ao que representam e defendem, ao contrário de torcer apenas pelos feitos em competições. Os conteúdos divertidos e bem humorados podem ser um caminho interessante para isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *