fbpx

Brasil é Campeão Mundial de Futsal Down em Ribeirão Preto | por Erik Ávila

Aconteceu em Ribeirão Preto, entre os dias 30 de Abril e 05 de Maio, o 2º Campeonato Mundial de Futsal Down, que nesta edição contou com sete delegações, sendo elas: Brasil, Itália, Portugal, Chile, Argentina, México e Peru.

IMG-20190529-WA0035

Um show de gols e emoções foi visto na Cava do Bosque, local das competições, além de um desfile de diversidade, tema principal proposto pela Secretaria de Esportes e Lazer do Município, organizadora do evento, com o apoio da Decathlon e da Confederação Brasileira de Desportos para pessoas com Deficiência Intelectual (CBDI).

A primeira edição da competição aconteceu em Portugal, onde a Itália foi campeã. Nesta edição, a Seleção Brasileira sagrou-se campeã invicta, batendo a fortíssima Argentina pelo placar de 7×5, onde brilhou a estrela do time, o ala Renato, melhor atleta do mundial, com muita garra e disposição.

IMG_20190604_191254982

Espetáculo a parte foi à participação de toda sociedade ribeirão-pretana, lotando e prestigiando todos os jogos, levando a alegria e os instrumentos das atléticas das universidades da cidade.

Vimos também a participação voluntária de alunos dos cursos de graduação da USP, ficando a disposição das delegações como “attachés”, ou acompanhantes das delegações, o que proporcionou um ótimo suporte aos participantes e seus familiares, muitas vezes os acompanhando em visitas aos pontos turísticos, além da condução dessas delegações para os locais de jogos e treinamentos.

Uma experiência única e muito rica para ambos os lados, pois todos puderam tomar conhecimento da cultura, da língua e dos costumes dos países. O contato com os atletas e comissões técnicas também foi transformador, engrandecendo assim ainda mais a experiência profissional e pessoal de cada um.

IMG_20190604_220758182

Vale destacar que o sucesso do evento deve-se à Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, por intermédio da Secretaria de Esportes e toda sua equipe de profissionais competentes e engajados. Destaco ainda um pequeno, mas relevante apoio que surgiu em um Happy-hour, ou melhor dizendo, um encontro de gestores do esporte organizado pela Sports Network, em Ribeirão Preto.

Eles levaram o Daniel Robles para contar um pouco da sua experiência como gestor esportivo e falar sobre as boas práticas que são necessárias no mercado. Representantes da Secretaria de Esportes de Ribeirão Preto também estavam presentes e, como gosto de dizer, aconteceu uma conjunção astral de pessoas do bem, focados em apoiar o Campeonato, o que acabou acontecendo e mostrando o resultado que conhecemos.

Competições e disputa à parte, o que se viu na Cava do Bosque foi uma verdadeira demonstração de que ser diferente é normal, ou seja, um festival de diversidade e inclusão onde todos puderam participar de alguma forma, abrilhantando ainda mais o evento, fosse torcendo, deixando seu registro tátil (carimbo das mãos) na bandeira da diversidade, apoiando, participando das atividades de dança inclusiva ou até mesmo jogando futsal. Certamente, um evento espetacular que ensinou e fez mudar conceitos daqueles que lá estiveram.

IMG-20190604-WA0156_1

Valeu time!

*Veja a cobertura completa pelos stories da Secretaria de Esportes de Ribeirão Preto, clicando AQUI.

Erik Ávila tem graduação em Educação Física pela UNESP/Rio Claro e Especialista em Atividade Motora Adaptada pela FEF/Unicamp, foi Coordenador da Escola de Educação Física da Marinha do Brasil no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN). É membro do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin e pesquisador da Academia Paralímpica Brasileira (APB), se formou no CAGE (Curso Avançado de Gestão Esportiva do IOB/COB) e está mestrando em Ciências da Atividade Física pela UNIVERSO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *