fbpx

ESPECIAL | Em qual área do Marketing Esportivo posso atuar?

Apesar de ser um mercado ainda embrionário no Brasil, e de ter muito a evoluir, o marketing esportivo possui uma área bastante ampla de setores e funções específicas. A pedido do leitor e colunista Ibrahim Mohamed, inicia-se aqui um ESPECIAL sobre as funções que você, apreciador do mercado de marketing futebolístico, pode atuar!

1. CAPTAÇÃO DE PATROCÍNIOS

Imagem: controlleads.com.br

Obviamente, nenhuma empresa vive sem receita, sem verba. No futebol não é diferente. E um dos principais ativos que fazem a “engrenagem funcionar” e o clube obter renda são os patrocinadores.

Existem os patrocinadores que são expostos nos uniformes, os que fazem parte das propriedades comerciais no Centro de Treinamento e Estádio, outros que estão destacados no backdrop, e muitos outros.

É necessário um (ou mais de um) profissional para executar a tarefa de captar as empresas que se interessem em investir no clube, atleta, etc. É preciso buscar, prospectar e apresentar o projeto, justificando o porque as marcas devem desejar e se dispor a trocar investimento financeiro por ativação e exposição da organização.

Esta é uma das funções em que você pode atuar. Algumas características que podem combinar com ela: espírito vendedor, boa comunicação, aprofundado no produto/serviço que está comercializando.

2. EVENTOS

Cláudio Pereira. Profissional de Evento do América-MG. Foto: Panda

Outra área muito importante de um clube de futebol é a área de eventos. Afinal, o principal produto do esporte é um GRANDE EVENTO – o jogo! É necessário uma equipe de profissionais que façam com que o evento funcione da melhor forma possível, desde a sua pré-produção até o pós-evento. Organização de local, produção e distribuição de ingressos, ações interativas no dia do jogo (shows, mascotes, sorteios, etc), atendimento ao público e várias outras vertentes fazem parte do conceito central deste profissional.

Proatividade, dinamismo, boa comunicação e desapego aos horários e dias “padrões de trabalho” são algumas características importantes para executar esta função.


Curtiu esta nova série ESPECIAL de posts sobre as funções dentro do mercado esportivo? Então fique sempre atento ao brandbola.com pois ela está apenas no início.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *