fbpx

ESPECIAL #05 | OS 11 MANDAMENTOS DO MARKETING DIGITAL NO FUTEBOL

Dando continuidade no Especial: Os 11 Mandamentos do Marketing Digital no Futebol, vamos aos últimos itens desta série, os números nove, dez e onze:

Não adianta ter milhões de seguidores em suas mídias se eles não se engajam, se eles não consomem o que você oferece.

No ambiente digital, é mais interessante ter um número X de seguidores/torcedores que são ávidos e fiéis, que são participativos, do que ter 100X que não fazem a mínima diferença na história e  evolução do clube/atleta, que não são engajados.

Perceba o caso de muitos clubes do interior. São vários os exemplos em que eles tem milhões de seguidores, porém nem 2, 3 % atuam e acompanham aquele conteúdo.

São “torcedores da cidade”. Ou seja, estão seguindo as mídias apenas pelo fato de morarem na cidade sede do clube.

Sendo assim, buscar cativar e entreter cada vez mais o público é o que realmente fará a diferença. Os números relevantes devem ser os de quem participa, atua e gera algum tipo de retorno. Não apenas daqueles que deram um clique no botão curtir.

Sempre que existe uma boa oportunidade, não erre e “marque o gol”. A cada vitória, a cada bela contratação, a cada conquista, as mídias sociais devem ser aproveitadas para propagar o bom momento.

Os memes, tão famosos entre os torcedores brasileiros, merecem bastante atenção e podem ser bastante utilizados à favor da comunicação do clube.

Futebol é momento. Um meme também é momento. Então, coloque a bola na marca na cal, e não dê chances para o goleiro.

Planejar um conteúdo. Pesquisar. Organizar. Criar. Publicar. Toda esta estratégia pode servir apenas de “bolas na trave” caso a mensuração dos resultados não seja executada.

As mídias sociais, assim como o estádio, não existiria sem o público, sem as opiniões, sem as interações. E é por isto que se deve sempre mensurar e dar ouvidos aos gritos da torcida.

Campanhas em que torcedores criam o uniforme, escolhem qual símbolo comemorativo deve ser utilizado, votam em qual o melhor jogador da partida. Todas estas ações mostram que o clube/atleta se importa com a opinião do fã.

Além de ter importantes informações de pesquisas, que reorganizam os rumos do planejamento de comunicação, com base no que o target curte.


Espero que você tenha gostado e aprendido um pouco com este Especial desenvolvido aqui no Brand Bola. Caso queira acompanhar todos os 11 Mandamentos, basta clicar aqui: ESPECIAL COMPLETO.

Fotos: Uol / globo.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *