ESPECIAL #04 | OS 11 MANDAMENTOS DO MARKETING DIGITAL NO FUTEBOL
Vamos inciar 2018 dando continuidade no Especial “ESPECIAL: OS 11 MANDAMENTOS DO MARKETING DIGITAL NO FUTEBOL”? Confira mais dois mandamentos abaixo:
As derrotas fazem parte de qualquer jogo. E no futebol não é diferente. Cuidar da comunicação de um clube ou atleta não é como cuidar de una marca de refrigerante, por exemplo.
No futebol, a emoção, a paixão e a fidelidade do cliente (torcedor) está bem mais presente.
Então, existem situações em que até mesmo em empates e vitórias em que o time não foi tão bem, as mídias sociais serão invadidas por comentários agressivos, ofensivos e descontrolados.
Durante estas crises, é preciso ter calma, planejamento e paciência para responder os comentários e “virar o jogo”, amenizando os resultados ruins
Lembrando que você pode ser atingido, até mesmo se não trabalha com a comunicação de um atleta ou clube, mas sim em uma marca que patrocina o esporte.
Case destaque: O patrocinador Grupo Gois e Silva foi “massacrado” em suas mídias sociais assim que o Boa Esporte, clube que a marca de patrocinava, anunciou a contratação do goleiro Bruno.
Erros e acertos fazem parte do jogo. Caso aconteça algum deslize na comunicação, tente ser transparente e honesto com o seu público – a torcida. Expor uma verdade e pedir o apoio para ‘dar a volta por cima’ causa um impacto e uma empatia bem maior do que simplesmente ‘fingir que nada aconteceu’ ou inventar desculpas mirabolantes.
Um case bem interessante neste sentido é o do Paraná Clube, que em determinada época da temporada 2015 pediu desculpas à torcida, assumiu o mal futebol e convidou os torcedores para ajudarem no ressurgimento do tricolor paranaense – funcionou, e muito bem, este tipo de linguagem.
Leia os outros mandamentos clicando aqui, e aguarde os próximos mandamentos.