Marketing de Torcida | Você já ouviu falar?
O Marketing de Torcida é, digamos, uma modalidade de marketing na qual a própria torcida cria e gera ações para valorizar a marca e história do clube.
Em diversos lugares espalhados pelo mundo, os fãs, além de serem o maior patrimônio dos clubes (afinal, eles é que consomem o “produto-time”, são também os responsáveis pela grande visibilidade que a marca do clube alcança.
Resolvi listar alguns cases interessantes de quando a própria torcida coloca as “mãos na massa” e resolve gerar buzz, reforçando o poder de influência do time do coração.
CASE #01 | SAN LORENZO
Em 1979, na época da ditadura argentina, o San Lorenzo foi obrigado se desfazer do seu estádio, o Gasómetro, por conta de muitas dívidas. Alguns anos depois, o estádio foi demolido e o terreno vendido à marca francesa Carrefour.
Em 2012, após anos amargando saudades da região histórica do clube, o Boedo, a torcida se mobilizou: Mais de 100 mil pessoas foram à Praça de Maio protestar a favor da Lei de Restituição Histórica, que devolveria o patrimônio para o clube e conseguiram o espaço de volta. Para isto, foi lançado o Programa Sócio Refundador, em que eram comercializadas cotas de espaço no estádio, para que ele fosse reconstruído. Leia mais sobre esta campanha no Futebol Marketing – site dos nossos parceiros.
CASE #02 | PAYSANDU-PA
Campanha Sociais também são criadas e ativadas pelas torcidas: Um grupo de torcedores do Paysandu, da Lobos do Esquadrão, criaram uma campanha para aumentar o volume do banco de sangue do HEMOPA, o Hemocentro do Estado do Pará.
CASE #03 | AMÉRICA-MG
O América de Minas, apesar de não ter uma enorme torcida, possui uma das torcidas mais fiéis do futebol. O clube estava na primeira colocação da Série B 2017, a frente do Internacional, porém, após duas derrotas, chegou a cair para a quarta colocação. Como forma de mostrar apoio e motivar os jogadores e comissão técnica, alguns torcedores resolveram se juntar para criar este vídeo abaixo. Resultado: O clube voltou a vencer, batendo o Santa Cruz por 1 a 0 no Recife.
CASE #04 | CRUZEIRO
O grupo SOMOS AZUIS, inspirado pelos torcedores do San Lorenzo que também praticam esta atividade no bairro de Boedo, busca caracterizar com intervenções artísticas o bairro do Barro Preto em BH, onde fica a sede cruzeirense. Cada painel é pintado com referências da história e dos títulos celestes, criando uma relevância cada vez maior da região para os torcedores celestes.
Imagens:
El Equipo Deportea
FutebolMarketing
HojeEmDia
YouTube