GLOSSÁRIO DE MKT ESPORTIVO

Em alguns momentos, principalmente se você for iniciante neste nosso mercado esportivo, pode ser que você ouça ou leia termos que ainda não havia conhecido. Pensado nisto, o Brand Bola criou esta seção, com vários termos sobre o marketing no futebol.

A

ATIVAÇÃO – É um conjunto de ações que leva uma experiência real para o consumidor e que se converte em compra (activation of brand). Seja no ponto-de-venda, na rua, nos bares, no seu lazer.


B

BACK DROP É um painel com inscrições e logotipos inseridos atrás de alguma pessoa que se apresenta em uma entrevista coletiva, no pódio de uma premiação ou em alguma parte receptiva de algum evento.

BRAINSTORM Técnica para buscar soluções criativas para problemas ou elaborar ideias coletivamente. O importante nesta técnica é anotar/falar TUDO que vier em mente, utilizando filtro apenas em um momento seguinte.

BRIEFING Série de instruções organizadas de maneira resumida para orientar alguma atividade ou tarefa. No marketing digital também pode aparecer como Pitch.


C

CASE Relato ou exposição de alguma experiência de sucesso. Geralmente usada para mostrar como certas técnicas e diferenciais ajudaram clientes na prática.


K

KNOW HOW Termo em inglês que significa “saber como”, representa o conhecimento em executar algo.


L

LICENCIAMENTO DE PRODUTOS – É uma oportunidade tanto para as empresas detentoras das marcas, que ganham royalties com sua licença, como para empresas que desenvolvem produtos ou serviços e podem agregar valor aos mesmos por meio da aplicação de uma marca, imagem ou personagem.


M

MATCH DAYÉ o “dia do jogo”. Todas as ações que ocorrem em torno do dia da partida fazem parte do match day. Bilheteria, shows, distribuição de brindes, ações com torcedores dentro de campo, etc.

MEDIA KIT Apresentação de determinas propriedades comerciais, na qual são apresentadas o que é o projeto, qual o seu alcance de mídia, em quais locais a marca investidora pode aparecer, o retorno oferecido, etc.

MÍDIA ESPONTÂNEA – Publicações veiculadas em qualquer meio de comunicação de forma espontânea, ou seja, sem plano de ações por parte da assessoria de imprensa.

MEDIA TRAINNING Simulações e treinamentos, realizados por profissionais, para jogadores, membros da comissão técnica e dirigentes, com o intuito de fazer com que eles aprendam a se portar da melhor foma possível perante comunicações públicas.


N

NAMING RIGHTSÉ a prática da concessão de direitos de nome que empresas donas de algum estabelecimento dá o nome para uma marca ou produto.

NETWORKING – Construir uma boa rede de relacionamentos, geralmente em sua área de atuação.


O

OMOPLATA – Região da camisa, próxima aos ombros, aonde são aplicadas marcas de patrocinadores.


P

PATROCÍNIO – É a provisão de recursos financeiros, humanos ou físicos por uma organização diretamente para um evento ou atividade em troca de uma associação direta com o mesmo.

PLAYER – Empresa que está desempenhando algum papel em algum mercado ou negociação.

PUBLIMETA – Os tapetes 3D localizados ao lado dos gols.

PRESS KIT  Impresso com informações específicas entregue aos meios de comunicação. Ex.: No press kit de jogo tem informações como: retrospecto entre as equipes, escalação, curiosidades, fotos, tudo sobre a partida.


R

ROI – É o Retorno sobre o Investimento (Return On Investiment). É a relação entre a quantidade de ganhos e a quantidade investida em algum projeto.


S

SKILLSignifica a habilidade. para fazer algo. Quanto maior o “skill“, maior a qualidade para executar determinada tarefa.

STAKEHOLDER Pessoas ou organizações que fazem parte do nicho de processos da marca. Ex.: TV, patrocinadores, empresas de uniformes são stakeholder de um clube de futebol.


T

TARGET – Grupo de pessoas, objetivos ou metas que são o alvo de alguma ação de marketing.

Última atualização: 27/02/2018.