fbpx

Como o programa de sócio agrega valor ao torcedor | Por André Romero

Vários torcedores podem não ter conhecimento disso, mas os programas de sócio-torcedor geralmente vão bem mais além do que simples descontos em ingressos de jogos. Através deles, os clubes têm como objetivo não somente aumentar sua receita mas também aproximar ainda mais o torcedor, com o intuito de fortalecer a identidade que a torcida tem com o time. Porém, essa aproximação é mais complexa do que parece.

Muitas vezes, os benefícios oferecidos pelo programa não são aquilo que o torcedor deseja. Assim, cabe à gestão responsável pelo projeto de sócio-torcedor usar sua criatividade para atender às necessidades do público e estabelecer com eficácia esta conexão.

A carteira de sócio torcedor oferece maior comodidade, pois simplifica o processo de compra dos ingressos e de entrada nos estádios; entretanto, há dois outros tipos de benefício que os programas normalmente oferecem que valem a pena serem citados: a rede de experiências e a rede de parceiros.

A rede de experiências tem um papel fundamental para o fortalecimento da relação torcida-clube. É através dela que o torcedor poderá vivenciar momentos diferenciados com o seu clube. As possibilidades na criação de experiências são quase que ilimitadas, e tanto a pesquisa quanto a criatividade são muito importantes nesse processo. Através da troca de pontos acumulados (que podem ser ganhos através de compra de ingressos, ou renovações de planos), o sócio pode levar o seu filho para entrar em campo com a equipe, adquirir camisas oficiais autografadas, retirar ingressos, ter acesso aos bastidores dos jogos, acompanhar treinos, realizar uma visita guiada ao CT, entre diversas outras possibilidades.

Uma questão muito interessante para observar nessas redes, é perceber as diferentes formas em que os clubes as gerenciam. Experiências como resgate de ingressos por pontos e possibilidade de uma criança entrar com a equipe são mais comuns, e dificilmente não serão encontradas no projeto de sócio.

Alguns clubes vão além do básico e permitem possibilidades ao torcedor que não se limitam somente ao futebol. Para estimular o seu sócio a ter uma vida mais saudável, o Santos oferece em sua rede diversas cortesias em participações de corridas e circuitos, em troca de uma pequena quantidade de pontos. Além disso, o clube também aproveita a rede para promover os seus parceiros, tendo em vista que a pontuação já pôde ser trocada por produtos da Umbro e da Philco. O Flamengo aproveita para estimular outros esportes de sua instituição, tentando atingir uma maior variedade de público. Experiências envolvendo o time de basquete e até seu time de eSports (League of Legends) são encontradas em sua rede, mostrando ao torcedor a força do clube em diferentes frentes do esporte.

A rede de parceiros tem como objetivo agregar valor não somente quando se trata do clube ou até mesmo de futebol. Ela visa facilitar o dia a dia de seu sócio. Descontos em redes de supermercado, cursos de inglês, drogarias, restaurantes, barbearias, lojas de eletrônicos, reservas de hotéis, aluguel de carros, passagens aéreas e muito mais, podem ser encontrados no programa. A variedade de parceiros pode ser imensa, o que é ótimo para o torcedor, pois, apesar do custo da mensalidade do plano de sócio, os descontos vão diminuir os gastos decorrentes do dia a dia. A maior referência nesse aspecto é o clube português Benfica, que ao todo possui uma rede de 300 parceiros, totalizando ao todo descontos em mais de 3400 lojas em Portugal.

Apesar dos diversos benefícios oferecidos pelo modelo atual, muitos especialistas no assunto, tal como Jorge Avancini (ex diretor de marketing do Internacional), acham que o modelo implementado já está saturado, e que um novo modelo de sócio torcedor que agrega mais valor para todos os envolvidos pode surgir nos próximos anos. E você, leitor? Que tipo de benefício falta para o atual modelo de sócio torcedor ser melhor?

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: