fbpx

O Fortaleza EC e a transparência que aproxima o torcedor | Futebol de Terno, por Fellipe Gonçalves

Não é de hoje que o Fortaleza vem dando um show quando o assunto é marketing, mídias sociais e ativações de patrocinadores. Grande parte desse sucesso, que se refletiu também dentro de campo, com seguidos acessos, título nacional, vaga na Copa Sulamericana e manutenção do treinador Rogério Ceni, se deve ao engajamento que conseguiu junto ao seu torcedor, que “chegou junto” do clube nas arquibancadas, sendo a 2ª maior média de público na última edição do Campeonato Brasileiro (perdendo apenas para o campeão Flamengo).

A torcida do Fortaleza também criou o hábito de consumir produtos da marca própria tricolor, Leão 1918 – fornecedora, inclusive, dos uniformes que o time vem utilizando há algumas temporadas. Esse “torcedor-consumidor”, cada vez mais, busca fazer parte da rotina do clube, procurando informações sobre os bastidores e a gestão.

Buscando essa proximidade, o Fortaleza lançou, na última semana, o portal Leão Transparente, que irá detalhar todos os rendimentos x receitas do clube, além de borderôs de partidas, lucro com licenciamento de produtos, receita do programa de sócio torcedor e, até mesmo, o valor obtido com as lojas oficiais.

Screenshot_1FONTE: www.leaotransparente.com.br

A prática vai na contramão do que vemos em clubes gigantes em âmbito nacional, que, muitas vezes, não facilitam o acesso dos torcedores à vida administrativa do clube. Em alguns casos, como o Palmeiras, não se sabe ao certo nem quantos sócios o clube possui. A diretoria argumenta não divulgar por não haver um critério para contabilização de sócios, mas esquece de ver o lado daquele torcedor que, contribuindo mensalmente ou não, gostaria de saber mais sobre a situação do clube.

Que o sucesso do Fortaleza – dentro e fora de campo – seja inspirador para as diretorias enxergarem que, sem a manutenção do relacionamento com o torcedor, o clube não respira. E, como todo relacionamento, sinceridade e confiança são primordiais…

Um minutinho de atenção…

Como essa é a minha estreia no time titular do Brand Bola, gostaria de agradecer pelo espaço cedido para que o projeto Futebol de Terno tomasse vida. Semanalmente, todas às sextas, estarei por aqui para compartilhar um pouco de conteúdo sobre marketing, gestão e futebol. Caso queira trocar uma ideia, pode me encontrar no Instagram: @_felliipe. Até semana que vem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *