IX Seminário de Gestão Esportiva: Trajetórias de Sucesso na Indústria do Esporte – FGV/CIES/FIFA

Quem esteve presente no IX Seminário de Gestão Esportiva, que ocorreu no último dia 30 de Março no Auditório da FGV, situado na Praia de Botafogo, no Rio de Janeiro, teve o privilégio de assistir a palestras de profissionais renomados do mercado, assim como trocar experiências com outros profissionais e entusiastas do esporte.

O Seminário marca o início da 11ª Turma do Curso de Aperfeiçoamento Executivo em Gestão Esportiva, uma parceria entre FGV, CIES e FIFA.

Pra começar bem o sábado, uma bela apresentação da Camerata Jovem do Rio de Janeiro, uma orquestra composta por jovens de diferentes comunidades da cidade. Em seguida, o primeiro painel apresentado por Paulo Sergio Coelho – Superintendente Núcleo Rio FGV, Francisco Rubio Sanchez – CIES, Paulo Wanderley – Comitê Olímpico do Brasil e Pedro Trengrouse – FGV, apresentando as novidades do Curso para este ano.

WhatsApp Image 2019-04-02 at 01.59.14

Em seguida, painéis com a presença de grandes Gestores Esportivos, como Stefhânia Lacerda, que ressaltou a importância do voluntariado no início de carreira, mostrando que este processo a fez criar relações importantes no mercado esportivo. Ela, juntamente de Ricardo Leão, coordenador de operações do Mineirão, e Ulisses Bresciani, advogado do Palmeiras, mostraram como suas carreiras evoluíram após realizarem o Curso oferecido pela FGV.

Muitos profissionais conhecidos do mercado também estiveram presentes nos painéis. Nomes como Carlos Eduardo Ferreira, Leo Lederman, João Frigerio, Elaine Lemos, Gustavo Vieira, Alexandre Miranda, Andres Cardenas, Henrique Pelosi, Juliana Correa, Renata Roth, Fabio Laudisio, entre outros, contribuíram para que o Seminário inspirasse muitas pessoas.

WhatsApp Image 2019-04-02 at 02.04.07

Grandes profissionais da área do esporte também estavam entre os participantes. Nomes como Jayme de Almeida, Athirson, Gilberto, Renato Marsiglia e Marcelo Barreto elevaram o nível do evento que, além de aprendizado, ofereceu uma grande oportunidade para interação e troca de experiências entre todos.

Já na última parte do evento, uma apresentação da Soraya Carvalho, do Instituto Olímpico Brasileiro e do Sr. Ivaldo Brandão Vieira, da Academia Paralímpica Brasileira, que apresentaram suas atuações, números e algumas curiosidades sobre duas das maiores entidades esportivas do país.

Para fechar o Seminário, o excelente Ricardo Trade, o “Baka”, entrevistou o Sr. Manoel Flores, da Confederação Brasileira de Futebol, que falou sobre o futuro da Gestão Esportiva no Brasil.

Além de gerar grandes aprendizados para profissionais já atuantes no mercado, o evento também foi importante para incentivar quem deseja ingressar na indústria esportiva, pois ficou claro que uma boa formação, disposição para colaborar e se voluntariar, aliada ao ótimo networking e relacionamento interpessoal, é o caminho para se realizar projetos notáveis no esporte.

WhatsApp Image 2019-04-02 at 01.59.15

Para assistir ao Seminário na íntegra, acesse os vídeos:

PARTE I – https://youtu.be/Y5emi0ZsfTA
PARTE II – https://youtu.be/WxMX5Jr5nFc

 

 

Colaboraram para este texto:

Victor Abdallah Neto

Fernando Fernandez

Pedro Mesquita

Gabriel Liberati

Espaço para divulgar eventos, cursos e projetos esportivos. Vamos trocar ideias sobre o funcionamento da Indústria do Esporte no Brasil, com o intuito de reunir todos os esportes, debater o momento esportivo que passamos, compartilhar cases e experiências vivenciadas e fazer esse segmento atingir um nível cada vez mais eficiente e profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *