O Halloween dos clubes | Por Felipe Blanco

O dia 31 de outubro, denominado como o dia das bruxas, é um feriado comemorado principalmente nos EUA, onde é conhecido como Halloween. Essa cultura de celebração se espalhou pelo mundo, mas suas raízes vêm do Reino Unido. Há muita história sobre esse feriado, mas não me aprofundarei sobre ela aqui nesta coluna, ao final do texto haverá um link para quem quiser saber mais, sem travessuras ou fake news.

Mas qual o motivo para escrever sobre isso? Esse feriado é bastante exótico, sombrio e ao mesmo tempo cômico. Pensando nisso, pesquisei como alguns clubes se utilizaram da data para movimentar suas redes sociais. Enquanto navegava neste mar de abóboras, bruxas, doçuras e sustos, encontrei ativações muito criativas e divertidas!

E o Oscar vai para… o Tottenham Hotspur! O clube do norte de Londres investiu muito na produção e na celebração do dia das bruxas. Eles, brilhantemente, criaram a “Mansão assombrada dos Spurs” ou em inglês “Spurs Haunted Mansion!”

Os atletas Erik Lamela, Victor Wanyama, Serge Aurier e Kyle Walker-Peters tiveram um Hallowen muito emocionante. Eles foram desafiados a participar de uma jornada dentro de uma mansão assombrada, tendo de seguir pistas, superar desafios e enfrentar zumbis que surgiam pelo caminho. O resultado foi hilário! A produção do vídeo foi digna de ser premiada pela Academia de Hollywood. Confira:

Ainda na terra da rainha, do futebol e também dos criadores desta celebração, temos uma divertida produção da TV do Arsenal, que montou um cenário sinistro para que seus atletas reproduzissem cenas de clássicos do terror, como Sexto Sentido e O Iluminado. Diversos jogadores participaram como atores do quadro que foi batizado de “Footballers or film stars?”, dentre eles Mattéo Guendouzi, Mohamed Elneny, Granit Xhaka, Laurent Koscielny, entre outros. Os atletas foram muito bem e divertiram seus torcedores com cenas e expressões impagáveis.

A equipe do Wolverhampton, que também atua na Premier League, fez uma ativação muito semelhante a dos Gunners, exibida acima, veja:

Antes de sairmos passeando pelo velho continente para ver o que fizeram outros clubes, há mais dois exemplos de clubes ingleses que foram irreverentes ao celebrar o Halloween.

O Manchester City, time do grande Pep Guardiola, vestiu seu atleta de Michael Jackson, no estilo Thriller, e o fez reproduzir o clipe. Até que o meia ucraniano Aleks Zinchenko não se saiu tão mal como dançarino!

E por fim, os ingleses do Bournemouth prepararam uma gincana com dois atletas para ver quem conseguia esculpir a popular abóbora de Halloween:

Mesmo não sendo tão comum como no Reino Unido, a Espanha, Alemanha e França também foram representadas pelos seus clubes na comemoração do dia das bruxas.

O PSG aprontou com seus jogadores e comissão técnica com sustos e uma abóbora surpresa, que fez os marmanjos mostrarem que não são tão destemidos assim.

Já o Borussia Dortmund, da Alemanha, fez uma pequena brincadeira com a caricatura de seus atletas em trajes de Halloween.  Até que o craque alemão, Marco Reus, ficou bem de Robin, né?

O galã  e conquistador de multidões juvenis pelo mundo, Cristiano Ronaldo, também participou das brincadeiras e foi a estrela de um curto vídeo da Juventus.

Terminando nossa busca por doçuras e travessuras, trago o Barcelona, que fez um vídeo com diversos lances geniais de sua equipe, protagonizado por Messi e Suarez, em tom mais macabro…

Além do vídeo, a equipe catalã também está realizando uma promoção com a temática em seu site. Há 4 jogadores misteriosos com suas cabeças escondidas por abóboras, e os torcedores que se cadastrarem e acertarem quem são, receberão camisas autografadas pelos 4 atletas.

Criatividade, inovação, produção e entretenimento! Tivemos diversos exemplos muito interessantes do que é possível fazer para que os clubes se aproximem cada vez mais de seus fãs, adquiram admiradores e se fortaleçam como marcas. Criar conteúdo é o caminho para uma relação próspera com seu público, mesmo sem o apelo dos jogos. A fidelidade e o apreço também são conquistados com ações desse tipo. Feliz dia das bruxas!

Gestor de marketing e comunicação no clube Ferroviária S/A de São Paulo.
Administrador público graduado pela UNESP. Especializado em gestão e marketing esportivo, colunista do portal Brand Bola e fã incondicional de esportes, criação e natureza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *