Os jogadores são maiores que os clubes?

Não me esqueço de um dos primeiros eventos de marketing esportivo que fui, em 2012, o Intersports Brazil. Nele, o Mário Andrada – na época diretor de comunicação da Nike no Brasil, foi indagado sobre onde seria melhor realizar um investimento em publicidade: em um clube, em um atleta ou em um torneio.

Ele, analisando o público-alvo da sua empresa naquela época, disse que optaria por investir em um atleta, visto que o público da Nike tinha como persona garotos, de 17 a 19 anos, que se espelhavam em outros jogadores, e não em outros clubes.

Ou seja, era mais provável do público dele, na época, seguir as tendências de um atleta-referência, do que seguir as marcas que investiam no clube do coração daquele mesmo público.

Óbvio que toda estratégia é relativa, e depende de centenas de variáveis e objetivos. Não é qualquer marca, qualquer público e qualquer tática de marketing que obterá mais retorno investindo em um jogador de futebol do que em um clube. Tudo deve ser muito bem pesquisado e analisado antes.

Porém, a justificativa dele, naquele contexto, fazia sentido. E, hoje, analisando o poder de marca de determinados atletas, percebo que alguns deles – apesar de não terem a mesma grandeza institucional de um clube, conseguem alcançar e impactar um maior número de pessoas.

Estes são apenas alguns exemplos, existem vários outros. O polêmico Ibra tem 30,1 mi seguidores em seu instagram contra 20,7 mi do Manchester United.  Harry Kane tem 3,6 mi, enquanto o Tottenham tem 1,7 mi. O centroavante Fred tem 1 mi contra 586 k do Cruzeiro.

Como afirmei acima, não existe uma fórmula exata, e não tem como afirmarmos que é melhor investir em um clube do que em um atleta ou vice-versa – tudo depende do objetivo da marca, do ambiente mercadológico, do público, etc – porém, estes dados acima são bem interessantes para percebermos o quanto a contratação de um jogador pode impactar o poder de divulgação da imagem e captação de patrocinadores de um clube.

E você? Se fosse um investidor, onde aplicaria o seu dinheiro?

Belorizontino, graduado em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário de Belo Horizonte – Uni BH, Especialista em Gestão Estratégica de Marketing pela Una. Foco de Mercado em Marketing Digital e Esportivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *