fbpx

ESPECIAL #03 | OS 11 MANDAMENTOS DO MARKETING DIGITAL NO FUTEBOL

O Especial | Os 11 Mandamentos do Marketing Digital no Futebol continua. E você pode conferir os mandamentos 01, 02, 03 e 04 clicando aqui.

Vamos continuar nos próximos mandamentos?

Título_Mandamentos_.png

A sua concorrência fez alguma jogada interessante? Você pode até se basear e tirar ideias dela, mas copiar não é ideal. Se você sempre executar as mesmas ações e estratégias que os outros clubes/atletas executam no ambiente online, o máximo que você conseguirá é se equiparar a eles, nunca estando à frente.

Imagem_Mandamentos_6.png

Portanto, o ideal é criar novas formas de interagir com o público, novas ações que sejam pioneiras e que possam gerar a atenção e admiração dos fãs e parceiros comerciais.

Título_Mandamentos_06.png

Lembra daquela parceria “Bebeto & Romário”? “Ganso & Neymar”? Pois então. Para conquistar espaço neste campo, que é o ambiente digital, é preciso entender que todos jogam no mesmo estádio, e fazem parte do mesmo ecossistema.

Se isolar, pensando que sua marca não precisa se relacionar com as outras é um erro.

Imagem_Mandamentos_

Grande exemplo que ilustra esta situação é a parceria estabelecida entre Cruzeiro e Mônaco (França). Os clubes realizam constantes interações no Twitter, Facebook e demais mídias sociais. Seja parabenizando um ao outro por uma conquista, ou até mesmo alguma interação mais sutil, desejando boa sorte em um determinado campeonato.

O mascote do São Paulo FC também trabalha bastante quando o assunto é crossover entre clubes. Em diversas partidas em que o clube paulista vai jogar fora de casa, o Departamento de Marketing do Tricolor entra em ação, e solicita ao clube que será hóspede que façam uma ação de encontro dos mascotes, geralmente, fazendo um tour pela cidade sede da partida e divulgando conteúdos deste encontro nos canais digitais dos dois clubes.

E se tratando de copas e campeonatos? Existe algum case de “tabelinha” entre os clubes? Sim. A Primeira Liga, torneio que veio para criar uma alternativa aos clubes contra determinadass atitudes da CBF, teve uma grande repercussão em seu início, em 2016.

A hashtag #TodosPelaPrimeiraLiga foi utilizada por mais de dez clubes, que se juntaram para mostrar força e apoio à Liga.


Aguarde os próximos mandamentos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *