ESPECIAL #02 | Os 11 Mandamentos do Marketing Digital no Futebol

Dando prosseguimento no ESPECIAL | Os 11 Mandamentos do Marketing Digital no Futebol, vamos para os Mandamentos #03 e #04…

Se um treinador colocar o atacante para jogar no gol, e escalar o goleiro na lateral esquerda, por exemplo, provavelmente o time não renderá tudo aquilo que pode. Afinal, cada peça tem a sua função, e se ela for retirada da sua função de ofício, pode ser que não dê muito certo.

Com base nisto, é muito importante publicar e ativar cada conteúdo em sua mídia digital específica. Se você quiser publicar um álbum de fotos do jogo, provavelmente o Facebook seja a plataforma que melhor irá performar.

Mas se o seu objetivo for narrar o jogo, de forna dinâmica e ativa, o Twitter, por ser uma ferramenta de conteúdos mais curtos (280 caracteres) é o indicado.

O Instagram também é bastante dinâmico e pode servir de chamada com foto para a crônica do jogo que ocorreu, ou alguma notícia interessante.

Caso algum departamento do clube tenha alguma oportunidade para novos colaboradores, é possível divulgar estas vagas no LinkedIn – plataforma totalmente focada no ambiente profissional e em networking!

Facebook, Twitter, Instagram, Medium, LinkedIn, e-mail, aplicativos. Conforme você pode perceber no mandamento anterior (03), cada plataforma tem suas peculiaridades e seus perfis. Assim, cada tipo de conteúdo terá uma melhor recepção e engajamento caso seja publicado na mídia correta.

Porém, não é indicado se esquecer de manter o time unido. O que isto quer dizer? Simples! Os conteúdo que são publicados sobre o time ou atleta não podem perder a conexão, mesmo que estejam em mídias diferentes.

Se um atleta acaba de conquistar um campeonato, todas as suas mídias devem dar destaque para este acontecimento.

Vídeo no YouTube, gif no Twitter, álbum de fotos no Facebook, crônica no Medium, e vários estilos de conteúdos podem ser aproveitados sobre o mesmo tema, mas com ângulos e estruturas diferentes.


 

Fique atento(a) aos próximos mandamentos! 🙂

Belorizontino, graduado em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário de Belo Horizonte – Uni BH, Especialista em Gestão Estratégica de Marketing pela Una. Foco de Mercado em Marketing Digital e Esportivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *