ESPECIAL #01 | Os 11 Mandamentos do Marketing Digital no Futebol

Inicia-se aqui uma série de conteúdos chamada 11 MANDAMENTOS DO MARKETING DIGITAL NO FUTEBOL. A princípio, ela seria um e-book, porém achei que seria mais acessível e menos ‘burocrático’ que fosse publicada aqui mesmo no blog, separada em ‘blocos’.

O intuito desta série é sugerir algumas ações, estilos de posturas e gerar algumas reflexões sobre como um profissional de marketing digital que trabalha com futebol pode executar da melhor forma possível uma gestão de conteúdos no ambiente virtual.

Sendo assim, vamos aos dois primeiros mandamentos…

Antes de qualquer ação, é preciso conhecer mais sobre a história do clube para o qual você trabalha, e sobre o perfil e comportamento de sua torcida.

Não adianta planejar e gerar campanhas para uma torcida, focando em produtos de valor mais elevado e que são mais “elitizados”, se a torcida do seu time tem em sua maior parcela torcedores fanáticos que fazem parte da classe C e D, e não têm o costume e hábito de consumir produtos deste estilo.

Já analisando o clube e sua história, é possível perceber o que se deve e o que não se deve fazer quando são criados os conteúdos para as mídias sociais. Portanto, conhecer o clube/atleta, a sua história e os seus fãs, são os primeiros passos para planejar e executar ações certeiras e com baixas chances de erros.

Um time não pode entrar em campo sem saber como poderá jogar, quais as melhores táticas para enfrentar aquele adversário, etc. Claro que muitas situações não podemos prever, mas, com aquelas jogadas que já temos conhecimento é preciso ficar atento.

No início do ano, os clubes já recebem os seus calendários de jogos. Ou seja, é possível já planejar boa parte dos posts dos campeonatos estaduais, nacionais, internacionais, datas comemorativas (aniversário do clube, aniversários de conquistas e ídolos, …).

Sendo assim, vale a pena criar um calendário de datas e ações para que a comunicação entre o clube e a torcida sempre esteja ativa, e nunca deixe ocasiões e situações importante serem esquecidas. Está é a chamada ‘pauta fria’! Quem planeja, diminui os riscos de insucesso!


Aguarde os próximos mandamentos!

 

Belorizontino, graduado em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário de Belo Horizonte – Uni BH, Especialista em Gestão Estratégica de Marketing pela Una. Foco de Mercado em Marketing Digital e Esportivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *