A BATALHA ENTRE ADIDAS X NIKE, POR DIEGO CARNEIRO

São consideradas as maiores empresas do ramo esportivo na atualidade, buscam o aprimoramento tecnológico em seus produtos, fazem grandes campanhas publicitárias, patrocinam atletas e abarcam uma gama de esportes, porém, a “vitrine” maior é no futebol, esporte número 1 no mundo.

Essa rivalidade é antiga, Adidas uma empresa alemã, fundada em 1949 e a Nike uma empresa norte-americana, fundada em 1964. Ambas começaram através de calçados esportivos, tendo como meta o aprimoramento e a inovação do produto para a atividade física.

A Adidas ganhou visibilidade no cenário esportivo mundial, após o velocista americano Jesse Owens usar os “calçados das três listras” nos Jogos Olímpicos de Verão em 1936, e obter 4 medalhas de ouro.

A Nike, por sua vez, ganhou o mundo ao fechar contrato com o tenista Ilie Nastase em 1972. Um ano depois, o esportista se tornou o número 1 do tênis, abrindo as cortinas para a empresa norte-americana.

Imagem: www.anothernikebot.com

Como no futebol, a rivalidade tem a sua importância também na esfera empresarial. Uma disputa sadia pode gerar bons frutos, o instinto de competição é aflorado e a busca da evolução é constante.

Uma boa rivalidade não tem conotação negativa e o rival não é considerado inimigo. Como exemplos temos: Boca Juniors e o River Plate, Barcelona e o Real Madri, Benfica e o Porto, Coca Cola e a Pepsi, Ayrton Senna e o Alain Prost. O objetivo traçado é alcançar a perfeição e sozinho fica mais difícil, intrinsecamente todos nós possuímos um rival.

Outra grande característica destas empresas, são as campanhas publicitárias, produzem com maestria, encantando cada vez mais os apaixonados por esportes, utilizam essa ferramenta para agregar valor à marca e entreter o expectador, 

Quase sempre os atores são atletas de renome internacional, assim, criando um elo entre a marca, o público e o esportista profissional. E a meta sempre é superar a adversária na próxima campanha. E quem ganha com isso? O público.

6 comentários sobre “A BATALHA ENTRE ADIDAS X NIKE, POR DIEGO CARNEIRO

  1. Diego Carneiro disse:

    Olá senhores, venho esclarecer alguns fatos sobre a data de criação da empresa Adidas, a referida instituição possui uma singularidade, a sua fundação de fato remonta aos anos de 1920 na garagem da casa dos irmãos Adolf Dassler e Rudolf Dassler, O nome “adidas” é uma fusão entre o apelido de Adolf com a primeira sílaba do seu sobrenome, porém, a marca só foi registrada em 18 de agosto de 1949, por motivos do fim da Segunda Guerra Mundial e a escassez de matéria-prima da época.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *