Análise | As marcas que vestem os clubes das principais Ligas no Mundo

O site Planeta Fobal realizou um belíssimo trabalho e criou alguns infográficos para apresentar quais os clubes e suas respectivas marcas parceiras de material esportivo da Temporada 2017/2018. Abaixo, esta apresentação com algumas considerações e análises deste mercado.


BRASILERÃO – CAMPEONATO BRASILEIRO

Iniciando pelo Brasileirão, podemos perceber que a Umbro e a Adidas dominam o mercado. A fornecedora inglesa é parceira de sete dos 20 clubes, enquanto a alemã tem seis clubes em seu portfólio.  Fato interessante: A americana Nike possui apenas um clube parceiro na Liga Brasileira, o Corinthians.


PREMIER LEAGUE – CAMPEONATO INGLÊS

Já na Premier League, a Puma e a Nike mantém os portfólios mais completos, a alemã Puma tendo cinco clubes aliados, enquanto a Nike possui quatro parceiros. Destaque para a New Ballance que apesar de ser iniciante no mercado do futebol, é parceira de um dos maiores clubes da PL: O Liverpool.


SERIE A – CAMPEONATO ITALIANO

A Serie A, Liga Italiana, talvez por ser do país “polo da moda”, já teve diversas marcas desfilando pelos gramados. Muitas delas de origem italiana mesmo: Kappa, Diadora, Lotto, etc. Fugindo um pouco das marcas mais renomadas, por incrível que pareça, a Macron – também de origem italiana, é a fornecedora que domina o mercado dentre os clubes da Série A, tendo 25% deles em seu portfólio. A tradicional Diadora nem aparece na lista. Talvez por conta de ter sido comprada em 2009 pela empresa Geox, sediada em Treviso.


LIGUE 1 – CAMPEONATO FRANCÊS

Com uma divisão bastante equilibrada entre as marcas de vestuários e os clubes, o Campeonato Francês tem como destaque a Nike,  que possui quatro clubes em seu portfólio – e já está vendendo caminhões de camisas do PSG – Neymar. Nenhum grande fator relevante dentre as outras marcas.


EREDIVISIE – CAMPEONATO HOLANDÊS

A adidas e as pouco conhecidas Masita e Robey tem dois clubes cada uma, as outras marcas possuem apenas um clube da Eredivise em seus portfólios.


LIGA BBVA – CAMPEONATO MEXICANO

A mexicana Charly Futbol, ao lado da Puma, é a líder quando cria-se o ranking dentre as fornecedores de materiais esportivos que têm mais clubes parceiros dentro do Campeonato Mexicano. Necaxa, Puebla, Veracruz e Xolos são os times que vestem a marca criada no México. Apenas sete marcas tem os clubes da primeira divisão mexicana no portfólio.


BUNDESLIGA – CAMPEONATO ALEMÃO

Depois do Brasileirão, no qual a Umbro domina o mercado, com sete clubes parceiros, a Bundesliga é o campeonato com a maior “monopolização” de marca. A Nike fornece material para seis dos 20 clubes do campeonato. E um fato interessante é que a Lotto, que possui apenas um aliado no futebol do seu próprio país (Itália) – o Genoa, no futebol alemão consegue ter mais parceiros, dois, sendo o Mainz 05 e o Hoffenhein


LA LIGA – CAMPEONATO ESPANHOL

Adidas com cinco clubes, Joma com quatro e Nike com três. Estes são os três destaques de um dos maiores campeonatos do mundo. Uma consideração: ao contrário de outros campeonatos europeus, em que as marcas “nativas” possuem algum clube no portfólio (Umbro – Inglaterra, Adidas – Alemanha, Macro – Itália) as marcas espanholas não possuem destaque no campeonato do próprio país.


 

E você? Tem preferência pelas camisas de qual Liga?

 

Belorizontino, graduado em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário de Belo Horizonte – Uni BH, Especialista em Gestão Estratégica de Marketing pela Una. Foco de Mercado em Marketing Digital e Esportivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *