fbpx

O PROGRAMA DE SÓCIO DO “PIOR TIME DO MUNDO”

E quando o maior conceito de campanha de um clube é referente às suas várias derrotas? Este é o caso do famoso Íbis Sport Clube, da cidade de Paulista, no estado do Pernambuco.

Fundado em 1938, o “Pássaro preto”, como também é conhecido, teve seu início como forma de brincadeiras entre trabalhadores da Tecelagem de Seda e Aldogão de Pernambuco (TSAP), depois o clube foi evoluindo, tornando-se um dos fundadores da Federação Pernambucana de Futebol.

Depois de dificuldades, a TSAP não mais deu suporte ao clube, que foi acolhido pela Família Ramos. O símbolo, a íbis sagrada do Egito antigo é uma alusão ao escudo da TSAP e a cor rubro-negra também. E o maior ídolo da história do clube pernambucano é o Mauro Shampoo, único jogador a sair do time e jogar fora do Brasil.

A fama de pior time do mundo veio como uma brincadeira dos jornalistas de década de 70, mas pegou. Afinal, na época, o clube teve nove derrotas consecutivas e ficou 23 partidas sem vencer. O recorde de quase 4 anos sem vencer foi registrado no Livro Guinness dos Recordes.

E, se agarrando nesta fama – mesmo que negativa, o clube tenta sobreviver. Um amigo meu, João Neto, que mora em Recife, me enviou este anúncio do sócio-torcedor do Íbis, rs:

É possível um clube que não vence continuar existindo? É possível que empresas apoiem um time assim? Óbvio que a história é engraçada, mas vale a reflexão sobre: até qual ponto a vitória é mais importante do que todo o conceito cultural que aquele clube tem para aquela cidade, para aquela região? Até qual ponto o conceito de “pior do mundo” pode ser considerado um diferencial no momento de comercializar o produto “Íbis Sport Club”?

Algumas informações interessantes:

  • O Facebook do Íbis tem mais de 142.000 curtidas;
  • O Twitter mais de 70.000 seguidores;

Opine aqui abaixo… 🙂

Foto em destaque: esporte.r7

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *