Análise | E se o seu time fosse um personagem do Chaves?

Cada clube representa uma marca – sendo formada pela identidade e personalidade que aquele clube possui. Características visuais ou de experiências formam esta marca.

Pensando em Marketing Esportivo e de Entretenimento, acabei fazendo uma analogia entre duas coisas que gosto bastante: O Seriado Chaves & O Marketing no Futebol.

Você já pensou como seria cada clube de futebol, se eles fossem um personagem do seriado Chaves? Resolvi analisar de forma “futemarketóloga“, e deu nisto, rs:

Kiko – Clube rico, que não é muito simpático pelo seu modo arrogante para negociar. Mesmo assim, muitas vezes clubes menores realizam ações bem mais interessantes que as dele. Se apavora quando perde um título por que não esta acostumado a perder.

Seu Madruga – Clube considerado popular. Sócio-torcedor enorme! Não consegue se firmar na prateleira de cima do mercado, mas não perde espaço por conta de sua popularidade e de sua apaixonada torcida.

 

Chiquinha – Clube novo, considerado arisco e atento. Sempre realiza bons negócios no mercado, inclusive se sobressaindo perante os outros. Beneficiado em algumas situações obscuras…

 

Chaves – Clube não tão antigo, com pouquíssima verba para investir, poucas conquistas, mas muito carismático por conta de suas ações criativas e baratas. Popular. Recebe muitas vezes o carinho até mesmo dos torcedores rivais.

 

Jaiminho – Time antigo, tradicional, mas já não tem mais forças para conquistar títulos. É um pouco ultrapassado e não tem nem mídias sociais para se comunicar com a torcida. Vive com foco no que fez no passado.

 

Dona Florinda – Clube complicado de se negociar. Executa algumas atividades interessantes em seu marketing, mas não têm a simpatia perante os seus steakholdears. Sempre causa tumultos na imprensa.

 

Bruxa do 71 – Clube muito antigo, porém, mesmo assim, respeitado. Por sua imagem, costuma colocar medo nos adversários.

 

Professor Girafales – Clube bem qualificado, tradicional, que tem campanhas regulares. Já disputou torneios internacionais, mas é considerado da “prateleira do meio” do futebol.

 

Godinez – Quase não se destaca na mídia, realiza poucos investimentos, mas algumas vezes mostra algumas boas qualidades em suas modestas ações.

 

Seu Barriga – Tem tanta verba para investir, que possui até um “time B”. As vezes é vencido pelos clubes de menor porte.

 

Nhonho – Como possui um forte patrocinador, sempre faz grandes investimentos, sempre cria enormes ações. Mesmo assim, nem sempre conquista tudo.

E aí? Consegue identificar qual é o time de cada personagem? 🙂

Foto: YouTube / Televisa

Belorizontino, graduado em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário de Belo Horizonte – Uni BH, Especialista em Gestão Estratégica de Marketing pela Una. Foco de Mercado em Marketing Digital e Esportivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *